quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

DESASTRES NACIONAIS – UNIÃO ENTRE GOVERNO FEDERAL, ESTADUAL E PREFEITURA PODE SER A SOLUÇÃO


Acesse o Link:


DESASTRES NACIONAIS – UNIÃO ENTRE GOVERNO FEDERAL, ESTADUAL E PREFEITURA PODE SER A SOLUÇÃO

Visita a COMDEC da ONG Mãos Que Ajudam


A Defesa Civil de Barra Velha recebeu a visita nesta terça-feira dia 29/01/2012 a representante estadual da ONG Mãos Que Ajudam Sra. Ieda Packham e o seu marido, Sr. Dean Packham para manifestar apoio a Defesa Civil municipal e de forma integrada fazer trabalhos sociais voltados à segurança e proteção civil no nosso município. Vale lembrar que esta organização é reconhecida a nível mundial e esta ligada a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
Já estamos focando em projetos específicos que no futuro trará benefícios aos barravelhenses.

Mais Informações: 






Rio Itajuba

     Segunda-feira dia 28/01/2013 estiveram na foz do rio Itajuba para uma vistoria técnica agentes da FATMA – Fundação do Meio-Ambiente de Santa Catarina, Elton Cunha da Defesa Civil municipal, Malu da Fundema e o ex-vereador e  futuro Secretário de Obras Tinho para verificação preliminar e dar agilidade no processo de fixação de molhe neste rio.


Energia solar na UFSC


Quando estávamos em 2012 fazendo os cursos na UFSC, eu e Estefanio decidimos visitar a feira da 11º SEPEX -  Semana  de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina. Encontramos anexo ao centro de convivência universitária um toldo com painéis de captação de energia solar para recarregar tablet’s, celulares e outros acessórios tecnológicos. O legal que o próprio símbolo do centro também era uma placa captadora de energia solar.



Dilma fala sobre escravidão e ditadura em discurso sobre holocausto


ATIVIDADES DA PRESIDENTA - 30.01.13:

               Dilma Rousseff participou, nesta quarta-feira (30), da cerimônia do Dia Internacional em Memória de Vítimas do Holocausto. Durante o evento, que aconteceu em Brasília, a presidenta lembrou que o país também enfrentou momentos difíceis com os 300 anos escravidão e os períodos de ditadura. Em seu discurso, reiterou que o caminho para evitar esse tipo de tragédia é o conhecimento da verdade e da história da humanidade.

Segue o vídeo abaixo:





AVISO METEOROLÓGICO


AVISO METEOROLÓGICO

DATA: 31/01/2013

Sábado com risco de temporal isolado em SC


No sábado  risco de temporal no Estado, ou seja,  risco de pancadas de chuva de intensidade moderada a forte em alguns momentos. Não se descarta volumes mais elevados de chuva em pontos localizados. As rajadas de vento podem ultrapassar os 60 km/h e até mesmo a presença da queda de granizo de forma mais isolada, devido à passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil.
No domingo a frente fria se afasta para o oceano, e uma massa de ar frio e seco passa a predominar, estabilizando o tempo com sol, entre poucas nuvens, no início da próxima semana.

Em caso de sinistro acione os Bombeiros no telefone 193 e/ou a Defesa Civil no telefone 199.

Marcelo Martins e Clóvis Corrêa – Meteorologistas
Setor de Previsão de Tempo e Clima
Epagri/Ciram

11º SEPEX – Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão


Bom dia Barravelhenses!

Uma pequena retrospectiva de ações ao longo do ano de 2012:

Também teve capacitação na área de Defesa Civil, apenas quero mostrar especificamente a que Elton Cunha, coordenador de Defesa Civil e o Sr. Estefanio Silva Macedo, coordenador do NUDEC -  Núcleo Comunitário de Defesa Civil nº 01 fizeram na UFSC -  Universidade Federal de Santa Catarina, na então 11º SEPEX – Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Minicurso

Título:

JORNALISMO E DESASTRES


Ministrante:
Juliana Frandalozo Alves dos Santos - CEPED

Data:
22/11/2012.

Descrição:

Os eventos climáticos extremos estão se tornando cada vez mais frequentes, provocando danos e atingindo um número maior de pessoas em desastres por todo o mundo. No Brasil, a cultura de perceber e comunicar o risco de desastre ainda é incipiente tanto para a população quanto para os órgãos de comunicação.
O minicurso aborda questões relevantes às discussões sobre risco e desastre, conceitos importantes para o entendimento na área, tópicos que vem sido discutidos na área de gestão de risco e redução de risco e desastre para inserir a participação do jornalismo enquanto ator importante nesse processo. Para esse entendimento, inserimos a definição do jornalismo de qualidade para a análise da cobertura jornalística de desastres.
 A comunicação comunitária e a imprensa são parte fundamental na construção de cidades mais seguras e populações mais preparadas para prevenir o risco e se preparar para o desastre. Estes são resultados de estudos realizados no Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina.

Objetivo:

Compartilhar resultados de pesquisa em risco e desastre, esclarecer conceitos e incentivar o conhecimento e discussão de temas relevantes para essa área

Público Alvo:

Agentes de defesa civil, jornalistas, pesquisadores, comunidade interessada

Conteúdo Programático:

1          O que é preciso saber sobre desastres 1.1 Conceitos-chave 1.2 Defesa Civil e a gestão integrada de risco e desastre 1.3 Redução de risco e desastre - Sociedade de risco, Percepção de risco 1.4 Mobilização social 1.5 Comunicação de risco e desastre 1.6           O papel dos diversos setores sociais 2            Princípios elementares do jornalismo 2.1          O que é jornalismo 2.2       Qual a função do jornalismo 2.3          Jornalismo e a construção da realidade social 2.4     Elementos de qualidade no Jornalismo 2.5         Qualidade nas redações: manuais de redação 2.6    Qualidade do texto jornalístico: técnicas do bom texto 2.7  Jornalismo especializado e a qualidade da cobertura 2.8    O papel do jornalismo na redução de risco e desastre 3     A cobertura jornalística em desastres no Brasil e no mundo 3.1    Critérios de noticiabilidade do desastre: Porque o desastre é notícia? 3.2           Como cobrir desastres.


Minicurso

Título:

A participação Civil na Estratégia Nacional de Defesa em operações de busca e resgate no mar, nos portos e vias navegáveis interiores.


Data: 21/11/2012

Ministrantes:
EDUARDO ANTONIO TEMPONI LEBRE        
Renato Miranda Carvalho            
Alaerte Antonio Contini

Descrição:

A função da Universidade na atual Estratégia Nacional de Defesa e o conceito de dualidade Civil-Militar. O dever do Governo Federal de investir em pesquisas, inovação ciência e tecnologia com a participação de civis e militares para questões de defesa e a salvaguarda da vida humana no mar e meios aquaviários interiores.

Objetivo:

Compreender o que é a Estratégia Nacional de Defesa. Verificar os princípios do Decreto nº 6.703/08 que engaja e capacita civis para atividades relacionadas à defesa. Conhecer a modalidade de ação de defesa de busca e resgate em meios aquaviários, conhecida pela sigla SAR.

Público Alvo:

Pesquisadores e pós-graduandos em áreas ligadas ao tema; estudantes da UFSC em geral; servidores e terceirizados; público externo da região; pescadores; marítimos; bombeiros; policiais e militares das três forças.

Conteúdo Programático:

- Orientação Geopolítica da Dualidade civil-militar, no campo da educação e capacitação. - Princípios do Decreto nº 6.703/08 que engaja e capacita civis. - Conceito de busca e resgate (SAR) na Lei 7.273 de 10/12/84. - SAR contemplado no quadro da Estratégia de Defesa Nacional. - A participação do MEC e a cooperação das Universidades e Centros de Ensino. - A UFSC e Laboratório de Estudos em Direito Aquaviário e Ciência da Navegação: o Projeto AQUASEG e as Disciplinas Direito Aquaviário I e II.

Foto: Juliana, Elton e Estefanio

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Logística inova reação a desastre natural



 RAUL JUSTE LORES, EDITOR DE MERCADO;
AGNALDO BRITO DE SÃO PAULO.


No Rio de Janeiro, já faltam até sacos para recolher cadáveres, mas a logística humanitária tem se desenvolvido muito pelo mundo, empregando modelos utilizados pelas empresas privadas de logística.

O conhecimento utilizado após grandes catástrofes como o tsunami asiático, o furacão Katrina e o terremoto no Haiti produziu lições que estão sendo estudadas em todo o mundo.

Cursos superiores e multidisciplinares sobre defesa civil se tornam populares em universidades americanas e asiáticas. Arquitetos e urbanistas estudam materiais resistentes à água e ao fogo, e fazem projetos de reconstrução que evitem futuros desastres. Várias dessas lições podem servir de exemplo ao Brasil:

PADRÃO DE EMERGÊNCIA

O projeto Esfera, estabelecido após o genocídio de Ruanda, criou padrões de base para a ajuda. Cada vítima necessita entre 7,5 e 15 litros de água para beber, cozinhar e lavar e 2.100 calorias por dia, mas 3,5 m<ht>2<ns> de abrigo.

Uma instituição católica na República Dominicana, que sempre responde a tragédias, compra barras de granola, sardinhas em lata e creme de amendoim, ricos em proteína, não perecíveis e de fácil transporte.

PAPELÃO E NEGÓCIO

O arquiteto japonês Shigeru Ban, voluntário no terremoto de Kobe (1995), desenvolveu tendas, escolas e clínicas que não oferecem risco de novo desabamento.

Na moldura das construções, tubos de papelão recicláveis são reforçados e preparados à prova d'água e resistentes ao fogo, o piso é de espuma e o teto é feito com madeira compensada, revestido de isolante.

As tendas foram usadas após o tsunami no Sudeste Asiático, em 2004. Companhias japonesas com fábricas na China produziram mais de 50 mil.

SOFTWARE E BOLSAS

Depois de vender para a UPS sua empresa de transportes, presente em 120 países e com 10 mil funcionários, por US$ 500 milhões, o americano Lynn Fritz, 63, criou o Instituto Fritz, consultoria que emprega seus conhecimentos em armazenagem e distribuição.

·         Ele desenvolveu programas de computação que ensina logística a ONGs;
·         Criou uma conferência anual que reúne especialistas para discutir os últimos desastres;
·         Oferece bolsas de estudo em universidades americanas que estudam resposta a tragédias. Microsoft, Intel e Philips colaboram com Fritz.

POSTOS AVANÇADOS

Próximos a áreas onde desastres acontecem com freqüência, são instalados pólos logísticos com pessoal treinado, armazenamento para remédios, tendas e material de resgate.

A Federação Internacional da Cruz Vermelha criou pólos logísticos em Dubai e Kuala Lampur, com boa comunicação e onde alfândega e burocracia funcionam bem.

A "Cidade Humanitária Internacional", em Dubai, inclusive, é uma área com isenção de taxas e impostos.

Essa logística reduziu os custos da Cruz Vermelha com uma família em risco de US$ 740 para US$ 185.

GPS

Após o terremoto do Haiti, no ano passado, a ONG britânica Map Action usou GPS e imagens de satélite e Google Maps para localizar desabrigados, checar que ruas ou estradas estavam bloqueadas ou pontes que desmoronaram _facilita a busca e evita desperdício de tempo.

CONTRATO COM VAREJO

A Cruz Vermelha assinou contratos com empresas de transporte e grandes redes varejistas para a realização de compras emergenciais com preço preestabelecidos, evitando desperdício de tempo com negociações. Há encomendas periódicas de redes contra mosquito fabricadas no Vietnã e utensílios de cozinha e de higiene made in China.


Especial de 100 anos da enchente de 1911 no Vale do Itajaí

Documentário produzido pelo Santa e pela RBSTV de Blumenau.



DEFESA CIVIL : Do drama pessoal à ação política


Conheça a trajetória da agricultora que perdeu 14 familiares na tragédia de novembro de 2008 e hoje coordena a Defesa Civil de Ilhota.







Com os braços apertados em torno da filha Maria Isabel, de apenas um ano, que dormia em seu colo um sono tranqüilo, a agricultura Tatiana Reichert temia o pior naquela madrugada de 24 de novembro de 2008. Moradora do Braço do Baú, em Ilhota, epicentro da maior tragédia climática do Vale do Itajaí, onde morreram 47 pessoas, ela tinha pouca esperança de amanhecer viva. A chuva não parava. Ao redor da casa, lama e pedra desciam do morro, tornando impossível sair. Não tinha noção do que estava acontecendo, sabia apenas que chovia muito.


Ela e a menina sobreviveram. Daquela noite e das outras 75 em que teve que dormir fora de casa, ficou a dor e a lembrança. Ao resgatar na memória o que passou Tatiana não consegue conter o choro: ela perdeu 14 familiares, entre eles, a mãe e a irmã. Precisou ser forte para tornar-se uma líder dentro da família e amparar a todos. A mesma força que a tornou líder comunitária, passando a representar as angústias e demandas dos cerca de 3 mil moradores do Complexo do Baú. Mas desafio maior Tatiana assumiu há cerca de um mês, ao ser nomeada coordenadora da Defesa Civil de Ilhota.


Embora tenha apenas o Ensino Médio e sem qualquer formação na área, ela pretende levar sua experiência de vida ao Executivo e mostrar o que pode ser feito para mudar a situação das pessoas em momentos de dor e perdas.


– Eu estive do outro lado, sei a angústia. Sei que, naquele momento, em 2008, faltou parceria entre poder público e comunidade – disse, para justificar porque aceitou o convite.

Antes de assumir o cargo, em 2009, quando presidiu a Associação dos Desabrigados e Atingidos da Região dos Baús (Adarb), ela já conhecia as deficiências da Defesa Civil do município. No período de transição de governo, Tatiana comprovou o que já sabia.


– Em novembro de 2008, tive que começar a vida praticamente do zero. E é assim que comecei na Defesa Civil – conta a coordenadora, referindo-se à precariedade do órgão.


Desde que foi criada, em março de 2010, a Defesa Civil de Ilhota carece de investimento. Mas a situação que Tatiana encontrou ao tomar posse foi ainda mais preocupante. A sala onde a Defesa Civil funcionava, nos fundos da prefeitura, estava em péssimas condições. A porta principal tinha sido depredada. Sobre a única mesa que havia, pedaços de madeira e de cortina. Papéis rasgados, incluindo um mapa do município, estavam jogados no chão. Nem mesmo um computador sobrou. Até as divisórias da sala foram retiradas e estavam encostadas nos fundos do local. No depósito, remédios com data de validade vencido e muita sujeira.


Como em 2008, as primeiras semanas foram, literalmente, dedicadas à reconstrução.




Jornalista: GIOVANA PIETRZACKA | Foto: Gilmar de Souza


Publicado por Raciel Gonçalves Junior em 26 janeiro 2013, Rede Social Arca de Noé: 



sábado, 26 de janeiro de 2013


Olá pessoal!

No Blog jornalístico ITAJUBA INDEPENDENTE do Sr. Marcelo Koche foi postado uma reportagem sobre um assunto muito importante para nossa cidade:

“CARTÃO NACIONAL DE PAGAMENTO DE DEFESA CIVIL”


Segue o link da reportagem:











terça-feira, 22 de janeiro de 2013


Olá pessoal!


Estive vendo nas redes sociais e depois fiz uma pesquisa sobre o tema de soltar pipas/pandorgas/papagaios com linha de cerol. 

    Tremendamente assustador verificar a quantidade de acidentes ocorridos em conseqüência da utilização ilegal de cerol em linhas numa brincadeira tão popular e infantil como soltar pipas. 

         Os pais são responsáveis em orientar seus filhos (a) da gravidade do tema e proibir a atividade em passar cerol em linhas.

No site www.cerol.com.br vocês terão mais informações a respeito desta prática perigosa e ilegal.

Segue abaixo um vídeo com um motociclista em óbito em conseqüência do uso do cerol.


     Imagens fortes! 

      Se você tiver menos de 18 anos e tiver sensibilidade em cenas de acidente envolvendo mortes, fortes favor não assistir.




















PREVISÃO PARA O DIA DE HOJE


Última Atualização: 22/01/2013 07:53 AM

Terça-feira (22/01: Variação de nuvens em SC. Pancadas de chuva entre a tarde e noite do Planalto ao Litoral.
Alerta: descarga elétrica.
Sistema Meteorológico: Sistema de alta pressão na costa do RS e Jato Subtropical entre RS e SC.
PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:
Quarta-feira (23/01): Sol em SC com chuva fraca no início e fim do dia no Vale do Itajaí, Litoral Norte e Grande Florianópolis. Entre a tarde e noite pancadas de chuva no Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul.
Alerta: descarga elétrica.
Sistema Meteorológico: Sistema de alta pressão na costa do RS e SC e formação de núcleos isolados de instabilidade devido ao calor.
PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:
Na quinta-feira sol, com chuva entre a tarde e noite no Meio Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte. Na sexta-feira, uma frente fria passa por SC provocando chuva com risco de temporais em todas as regiões. No sábado o tempo melhora, com chuva na madrugada e aberturas de sol no decorrer do dia em todo o estado. Alerta: descarga elétrica na quinta e sexta-feira e para sábado risco de temporal com descarga elétrica, rajadas de vento de 70 a 80km/h e chance de queda de granizo.

Marilene de Lima - meteorologista
Setor de Previsão de Tempo e Clima
Epagri/Ciram

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013









dsc00695



Defesa Civil Estadual e Corpo de Bombeiros Militares se reúnem para definir estratégias de atuação em SC


15 de janeiro de 2013


O secretário de Defesa Civil Estadual, Milton Hobus esteve reunido  nesta terça-feira, 15,  com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, coronel BM Marcos de Oliveira  e o subcomandante-geral , coronel  BM Gladimir Murer , além do chefe da Comunicação Social do comando-geral, tenente coronel BM Altair Salésio Rodrigues, e outros representantes da Defesa Civil.

 

O encontro  foi na sede da Defesa Civil, localizada na avenida Ivo Silveira no bairro Capoeiras em Florianópolis com a intenção de manter a parceria entre os órgãos e estreitar laços entre as instituições.

Na ocasião, o secretário falou sobre o objetivo de implementar uma série de mudanças, em especial no que se refere ao alcance das informações  e respostas rápidas a população catarinense  em geral. Entre as novidades, estão  a implantação de um centro de monitoramento e alerta, a realização de estudos nas barragens existentes e a construção de outras. “A intenção é tornar as barragens autossustentáveis, verificando por exemplo, o potencial hidroelétrico para gerar recursos, assim como a questão turística”, explica .

O Comando Geral dos CBMSC reforçou ainda  sobre a estrutura  de efetivo existente, e a  maneira como as equipes trabalham em caso de calamidades.“Estamos aqui em visita de cortesia, nos apresentando e colocando nossa estrutura à disposição para atuar em conjunto à Defesa Civil, como já vem acontecendo, e na intenção constante de aprimorar nossos serviços à comunidade”, concluiu o comandante-geral coronel BM Marcos de Oliveira.